TEXTOS TÉCNICOS

Associações Série e Paralelo

Associações de Alto-falantes

Em alguns casos utilizamos mais de um alto-falante em um mesmo canal de um amplificador ou rádio. Isto muitas vezes pode afetar o bom funcionamento do equipamento. Um equipamento pode ser afetado, se tiver conectado a sua saída, uma impedância menor do que a suportada por ele. Podemos explicar este fenômeno através de uma simples análise da 2a Lei de Ohm, onde:

R – resistência (Ohms - )

Z – impedância (Ohms - )

U – tensão (Volts – V)

I – corrente (Ampère – A)


R = V / I      ou no nosso caso      Z = V / I      portanto;


I = V / Z

Com esta fórmula podemos ver que ao diminuirmos a impedância, temos um valor maior de corrente, e muitas vezes este valor não é suportado pelo equipamento.

Devemos ter muito cuidado com associações de alto-falantes, respeitando sempre a impedância mínima do equipamento (amplificador, rádio, etc).

Associação em série
A associação em série é muito utilizada no meio de áudio em geral, pois muitas vezes não possuímos equipamentos capazes de suportar baixos valores de impedância, o que nos faz utilizar uma associação em série.

A associação em série resulta sempre em um aumento do valor da impedância, pois o resultado final de uma associação em série será a soma de todas as resistências (impedâncias) do sistema.

Podemos calcular o resultado de uma associação em série a partir da seguinte fórmula:

Ztotal = Z1 + Z2 + Z3 + Z4 + ...... + Zn


Associação em paralelo
A associação em paralelo é muito utilizada em casos onde se pode aplicar um baixo valor de impedância, pois com isso pode-se tirar um melhor aproveitamento do aparelho. Quanto menor for a impedância, maior será a potência fornecida pelo aparelho. Vale observar que todos equipamentos possuem um limite, e isto deve ser respeitado.

O resultado da associação em paralelo pode ser obtido através da seguinte fórmula:

 

Esta fórmula pode ser utilizada com quantos alto-falantes forem necessários, porém se houveremapenas dois alto-falantes, pode-se utilizar a seguinte fórmula:

 
Caso todos os alto-falantes tenham o mesmo valor de impedância, basta dividir o valor da impedância pelo número de alto-falantes conforme a fórmula abaixo:

 
A associação em paralelo pode ser obtida através da seguinte ligação: